Cara a cara. La creación del psicoterapeuta
Capa do livro
Cara a cara. La creación del psicoterapeuta
Capa do livro
“Conversas sobre Deus” (2022) é capa do livro Cara a cara. La creación del psicoterapeuta, da autoria de Hélder Chambel, publicado em Espanha pela Ágora Relacional Editores, 2023.
Testemunho Hélder Chambel, Psicoterapeuta
“Um “momento estético” com “Conversas Sobre Deus” de Sara Miguel
O psicanalista inglês Christopher Bollas descreve uma interessante experiência humana, chamou-lhe “momento estético”, que ele define como um encontro com o “espírito do objecto”. Um momento estético pode ser difícil de descrever. É um momento de encontro, com algo ou alguém, as obras de arte proporcionam momentos estéticos, são momentos em que somos fortemente impactados por algo que nos transcende, nesse momento perdemos a noção do espaço e do tempo, experimentamos outra dimensão existencial numa espécie de hipnose onde nos sentimos em fusão por exemplo com uma fotografia, com uma pintura ou uma música, ou com o olhar de uma pessoa. São “lugares” aos quais pertencemos de alguma forma, mas não sabemos descrever o porquê nem o sentido. Creio que os momentos estéticos são uma boa razão para a existência humana.
No final de 2022 tinha terminado um livro que seria em breve publicado pela Editora Ágora Relacional de Madrid. É um livro sobre o trabalho de um psicoterapeuta, deste psicoterapeuta que sou. A editora tinha pedido a sugestão de uma imagem para a capa, passei mais de um mês com este assunto na cabeça, mas não encontrei nada que fosse o que procurava. Já tinha desistido e preparava-me para dizer à Editora que deixaria por conta deles este assunto. Depois, por acaso, cruzei-me com a obra “Conversas Sobre Deus” da Sara Miguel, e nesse momento tive a certeza de que tinha encontrado a capa do meu livro. Foram alguns segundos de fusão entre o meu sentir, o que sinto ser o livro e a obra da Sara, um momento estético, não sei descrever, passados poucos segundos escrevi à Sara Miguel a pedir autorização para utilizar a obra dela como capa do meu livro. Obrigado, Sara Miguel.”